Sabe como falam que é aconselhável sempre fazer uma consulta de check-up no médico, para evitar novas doenças e identificar o início de alguma? Pois é, com o seu carro ou moto é a mesma coisa!
A manutenção preventiva é destinar uma atenção ao seu automóvel para prevenir que ele tenha panes no sistema. Isso é feito com base no cálculo da vida útil das peças, evitando, além de falhas, o risco de acidentes que podem decorrer desses descuidos. Ela deve ser feita com base em critérios estabelecidos quando são comprados e colocados os componentes. Isso parte dos aspectos de confiabilidade e maneabilidade dos equipamentos.
É importante ressaltar que é de caráter técnico, de supervisão e administrativo, por isso é necessária que seja feita por profissionais inteirados na área.
PARA QUE SERVE?
A manutenção preventiva, de acordo com a NBR 5462/94, é efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, sendo destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item. Ou seja, é feita com o objetivo de supervisionar o funcionamento das partes, garantindo que estão funcionando como deveriam.
Mais que isso, ela pode ser responsável pela utilização inadequada dos instrumentos, o que pode desencadear outros problemas em seu automóvel, além daquele identificado. Isso é muito importante por ser responsável por determinar se um veículo está apto para ser dirigido nas ruas sem riscos para o motorista e para os outros.
Já imaginou se seu automóvel está operando com algum erro que exige gastos a mais de energia ou gasolina e, por falta de manutenção preventiva, você estivesse perdendo dinheiro e prejudicando a saúde do seu carro ou moto?
Pois é, apesar de o ponto central ser garantir uma maior vida útil para os equipamentos e carros e motos, ela pode evitar gastos a mais com seu veículo. Ao supervisionar as partes e identificar quando é necessária uma mudança ou melhora, evita-se quebras gerais e acidentes.
O QUE DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO?
– Intervalo de tempo
Ao colocar ou trocar uma peça do automóvel se define uma data para avaliação, podendo ser fornecida pela empresa fabricante ou pela empresa que realiza o serviço. Desse modo, é estabelecida a periodicidade que o equipamento deve ser revisado, verificando a funcionamento dele e do automóvel em geral. Esse tipo de manutenção é chamado de Manutenção preventiva baseada no uso (UBM).
– Horas de atividade da máquina
Para esse critério, é estabelecida uma manutenção programa com base nas horas que a peça pode funcionar antes de precisar de uma revisão. A decisão cabe à empresa, que analisa o conjunto do equipamento para definir um período. Esse tipo de manutenção se chama Manutenção preventiva baseada no tempo (TBM).
Para esse tipo de revisão técnica, é possível estipular certas datas para efetuar alguns ajustes, como por exemplo:
– Reabertos de parafusos;
– Inspeções de rolamentos durante a operação;
– Substituição de peças desgastadas;
– Lubrificação;
– Limpezas;
O QUE É VERIFICADO
– Alinhamento
O alinhamento da direção é o ajuste da posição das rodas na suspensão, garantindo segurança e estabilidade ao dirigir, evitando que o veículo puxe a direção para um dos lados e que haja desgaste irregular dos pneus.
– Balanceamento
O balanceamento é uma técnica de equilíbrio do conjunto de roda/pneu por meio da aplicação de contrapesos fixos na roda. O balanceamento é fundamental para a conservação do pneu já que impacta diretamente em seu desgaste irregular.
– Troca de Óleo
Como previsto por fábrica, a troca de óleo é necessária para manter o motor do veículo operando sem desgastes desnecessários, pois é o item responsável por lubrificar as peças e fazer com que elas funcionem corretamente os cuidados com o óleo do seu carro. A quilometragem para troca de óleo pode variar de veículo para veículo.
– Freios
Item de extrema importância em qualquer veículo auto motor, sua manutenção preventiva e corretiva devem ser feitas com eficiência e qualidade para proporcionar ao motorista, segurança e conforto em frenagens.
- Pastilhas
- Discos
- Lonas
- Sapatas
- Tambores
- Cilindros
- Bombas
- Óleo
– Suspensão
Sistema composto por um conjunto de componentes responsável pela estabilidade do veículo e conforto dos passageiros. Encarregado também de manter as quatro rodas no chão e auxiliar no desempenho do automóvel
- Amortecedores
- Balanças
- Pivôs
- Terminais de Direção
- Caixa de Direção
- Barras Axiais
- Homocinéticas
- Buchas
- Molas
- Coxins
- Batentes
- Coifas